Inbound Marketing

Inbound Marketing: você sabe o que é?

O mercado digital tem se tornado um ambiente cada dia mais competitivo e também com uma concorrência cada vez maior. Afinal de contas, a internet é um lugar onde qualquer um pode começar a empreender e desenvolver um negócio próprio, o que não necessariamente significa que todos eles vão ter sucesso.

E é exatamente por conta dessa competitividade alta que cada vez mais novas estratégias têm surgido como uma forma de destacar aqueles que sabem utilizá-las de maneira eficiente.

Afinal de contas, quando tem muitas pessoas fazendo a mesma coisa é preciso saber se sobressair caso se deseje ter sucesso.

Uma das estratégias que mais tem feito sucesso e que vem ganhando um espaço cada vez maior é o inbound marketing.

E é para que você saiba tudo sobre esta estratégia que tem se tornado uma verdadeira febre nos negócios digitais é que nós reunimos aqui diversas informações sobre ela.

Afinal de contas, o que é o inbound marketing?

Considerada relativamente nova, o inbound marketing é uma estratégia de marketing que tem feito cada vez mais sucesso.

Ela basicamente consiste na ideia de que não só o compartilhamento, mas também a criação de um conteúdo seja baseada não só na qualidade, mas também na distribuição para um público-alvo específico, conseguindo tudo isso por meio de técnicas usadas no marketing digital.

De maneira bem resumida, o inbound marketing consiste na utilização de praticamente todas as estratégias de marketing digital que tenham como objetivo final conquistar o interesse das pessoas no lugar de comprar as pessoas, algo que é feito no marketing comum, conhecido como outbound marketing.

Ou seja, é uma técnica completamente oposta ao marketing antigo, que buscava ir atrás dos clientes ativamente,  ou seja, empurrar diversos produtos e serviços para serem consumidos pelos clientes.

O inbound marketing, principalmente quando em comparação com o outbound marketing é dono de inúmeras vantagens. Isso porque, mais do que ser mais barato do que o marketing convencional, o inbound marketing também tem apresentado resultados muito mais expressivos do que o irmão tradicional.

Para se ter uma ideia, as técnicas de inbound marketing se apresentam com um custo cerca de 60% menor do que as técnicas de outbound marketing, que até então era a estratégia de marketing preferida não só no ambiente digital, como também fora dele.

Mais ainda, o ROI – retorno sobre investimento – médio de estratégias de inbound marketing é de 275%, um número realmente surpreendente e impressionante.

Por fim, o inbound marketing é uma técnica que se mostra de acordo com o novo perfil do consumidor, principalmente o digital. Isso porque ele trabalha para cativar o interesse do cliente por meio da qualidade daquilo que você produz, seja isso o seu conteúdo ou um determinado serviço, o que aumenta consideravelmente as chances de fidelização do cliente, um processo que tem sido cada vez mais buscado pelas empresas.

Afinal de contas, estudos já provaram que é mais lucrativo e mais barato fidelizar clientes do que sempre estar cativando novos.

Posted by
Burilli é empresario, empreendedor digital a mais de 12 anos. Criador de diversos infoprodutos e projetos sociais, cujo conteúdo tem ajudado milhares de pessoas em vários países, sempre buscando agregar valor à vida das pessoas.

Leave a Comment